quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mulheres de Atenas
As mulheres tinham menos liberdade em Atenas do que em Esparta. Casavam-se muito jovens, entre 15 e 18 anos, conforma a escolha dos pais. Após o casamento, tinham de prestar obediência ao marido. As mais ricas viviam reclusas em uma área da casa denominada gineceu. As mais pobres eram obrigadas a trabalhar. O marido tinha o direito de devolver a esposa aos pais dela em caso de esterilidade ou adultério.

Diferentemente de Esparta, em Atenas não havia escolas públicas, embora a educação fosse obrigatória. Quando a criança chegava aos 7 anos, cabia ao pai enviar o filho a um mestre particular.

A vida escolar se compunha em geral, de um primeiro momento chamado música, que compreendia o aprendizado da cultura literária e da música propriamente dita. Depois dos 18 anos, os que podiam continuar estudando freqüentavam as lições de retórica e de filosofia.

Um comentário:

  1. Nesta unidade "Os limites da democracia na Grecia clássica: mulheres,escravos e estrangeiros", vi que você fez uma série de postagens e colocou algumas publicações só de bibliografia sempre Wikipedia. Referindo-se a quel texto o que está antes ou depois? Por isso e pelo fato de você ter apenas copiado e colado e NÃO ter colocado textos seus de introdução (Explicando o que estava fazendo) ou de conclusão (mostrando com suas palavras o que entendeu) atribuo nesta unidade o conceito 1,0. Este comentário vai se repetir nas publicações referentes a esta unidade.

    ResponderExcluir