terça-feira, 8 de junho de 2010

'Historia da Historia '

Pré Historia
Ao contrário do significado da expressão quenomeia o período inicial da história humana, a Pré-História não se trata de umperíodo anterior à História. Este termo foi cunhado por historiadores do séculoXIX, que acreditavam ser impossível julgar o passado por documentos que nãofossem escritos. No entanto, o período pré-histórico, conta com um riquíssimoaparato documental que relata as descobertas e costumes do homem. Além disso,nos traz à tona uma série de questões de interesse atual, como a que se refereà relação do homem com a natureza.
Idade Antiga

ou Antiguidade, foi o período quese estendeu desde a invenção da escrita (4000 a.C. a 3500 a.C.) até à queda do ImpérioRomano do Ocidente (476 d.C.) e início da Idade Média (século V). Neste período temporalverificamos que as chamadas civilizações antigas, que conhecem a escrita,co-existem com outras civilizações, escrevendo sobre elas (Proto-História).Diversos povos se desenvolveram na Idade Antiga. As Civilizações de Regadio, ou Civilizações Hidráulicas (Egito, Mesopotâmia, China), as Civilizações Clássicas (Grécia e Roma),osPersas (primeirosa constituir um grande império), os Hebreus (primeiracivilização monoteísta),os Fenícios(senhores do mar e do comércio), além dos Celtas, Etruscos, Eslavos eoutros.

Idade Media
Marcada por uma série de consideraçõespreconceituosas, a Idade Média compreende o período que parte da queda doImpério Romano, até o surgimento do movimento renascentista. Longe de ser achamada “idade das trevas”, esse período histórico possui uma diversidade quenão se encerra no predomínio das concepções religiosas em detrimento da buscapelo conhecimento É durante o período medieval que se estabelece acomplexa fusão de valores culturais romanos e germânicos. Ao mesmo tempo, é nesseperíodo que vemos
a formação do Império Bizantino, da expansãodos árabes e o surgimento das primeiras universidades.
Idade Moderna
Um mundo em transformação. Essa poderia seruma das mais gerais perspectivas que poderíamos ter do período que compreendeos anos entre 1453 e 1789. O reaquecimento das atividades comerciais e oRenascimento marcam o período em que o individualismo e o enfrentamento domundo tornam-se práticas vigentes do pensamento moderno. A hegemonia docristianismo católico foi abalada com os movimentos reformistas e aeconomia deixou de ser uma prática envolvendo curtas distâncias. AsGrandes Navegações e o “descobrimento” da América são um dos mais ricosassuntos desta seção.
Idade Contemporânea
A Idade Contemporânea é um tempo histórico emaberto. Compreendendo o final do século XVIII até os dias atuais, acontemporaneidade atrai o interesse de muitas pessoas devido à emergência e oapelo que as questões históricas e filosóficas observadas neste período trazemà tona. O desenvolvimento do capitalismo e a ascensão dos valores de um mundoem “progresso ininterrupto” figuram importantes fatos e correntes de pensamentodo século XIX. No último século, os problemas e transformações de um mundoglobalizado fizeram desta época.

Retirado de um Livro escolar , Bruno steagall N 12

2 comentários:

  1. Qual livro? Todo livro tem um título pelo menos um autor, é preciso citá-los. Mas parece que este texto foi copiado de um site ou então, Bruno, você é um excelente digitador.
    Aguardocorreções até 29/06

    ResponderExcluir